Afinal, o que é terçol?
O hordéolo, também chamado de terçol e viúva é frequente, mas sabemos que ainda existem muitas dúvidas a respeito, Dr. Michel Rubin, médico oftalmologista da CEVIPA com formação na Santa Casa de São Paulo e University of California San Francisco, traz informações para que você fique bem informado. Confira:
O QUE É HORDÉOLO?
HORDÉOLO, conhecido popularmente como TERÇOL OU VIÚVA é em processo inflamatório e infeccioso que ocorre no bordo das pálpebras superiores ou inferiores. Há vermelhidão com desconforto local.
QUAL A SUA CAUSA?
Na margem dos cílios há várias glândulas que secretam a parte gordurosa da lágrima, em algumas circunstâncias como excesso de oleosidade local, que pode ser causada por alterações dermatológicas, mudanças hormonais e exposição a agentes irritativos, como por exemplo, excesso de maquiagem e mesmo certos demaquilantes, há obstrução dessas glândulas com formação da lesão avermelhada e dolorosa, que pode estar localizada na margem das pálpebras inferiores ou superiores, esta condição é chamada de meibomite.
Ao contrário do dito popular portanto, negar um pedido a uma mulher grávida, nada tem a ver com a sua causa!
QUAL SEU TRATAMENTO?
Compressas mornas seguida de aplicação de colírio ou pomada contendo antibiótico e corticóide, costumam levar a melhora do quadro em até 7 dias.
O QUE PODE HAVER SE O HORDÉOLO FOR AGRESSIVO E/OU NÃO ADEQUADAMENTE TRATADO?
Embora a grande maioria dos hordéolos tendem a drenar e melhorar com o tratamento ou mesmo espontaneamente, alguns podem evoluir com COMPLICAÇÕES, sendo as mais comuns:
CALÁZIO
Quando um hordéolo tem características muito agressivas e\ou há demora para se iniciar o tratamento, pode haver encapsulamento do hordéolo, ou seja, embora haja uma diminuição da reação inflamatória local (vermelhidão, dor e inchaço) a lesão pode torna-se mais localizada e a com uma cápsula espessa que impede a penetração de medicamentos, tornando o tratamento clínico muito pouco eficaz.
Calázios pequenos podem melhorar com a aplicação de uma substância chamada triancinolona dentro da lesão, já calázios maiores precisam de uma drenagem cirúrgica que pode associar-se a aplicação de triancinolona, obtendo-se assim altíssimo índice de sucesso e recuperação rápida.
O calázio costuma causar incomodo estético, calázios grandes podem afetar o campo de visão, causar astigmatismo com consequente visão borrada e sofrer inflamações constantes. Quando necessária, a cirurgia de calázio é uma cirurgia segura e com rápida recuperação.
Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:
ABCESSO PRÉ SEPTAL
A infecção localizada tende a espalhar-se superficialmente causando aumento no i
nchaço e vermelhidão, esse tipo de complicação requer tratamento com antibiótico via oral e reavaliação médica. Não sendo tratado adequadamente, pode evoluir para abcesso pós-septal.
ABCESSO PÓS SEPTAL
Infecção profunda que pode comprometer a mobilidade de seu olho e estender-se, inflamando o nervo óptico (neurite) ou mesmo ao sistema nervoso central, causando meningite ou um abcesso intra-craniano. Trata-se de uma grave complicação que geralmente requer internação hospitalar e tratamento endovenoso.
Portanto, embora seja uma afecção comum e geralmente de tratamento simples, o hordéolo pode apresentar complicações, inclusive graves, sendo a avaliação oftalmológica, muito importante para o correto diagnóstico e tratamento precoce.
Deixe um comentário
Deixe um comentário