CORPO ESTRANHO
Dr. Michel Rubin, médico da CEVIPA Oftalmologia, responde a algumas dúvidas comuns sobre corpo estranho corneal, seu tratamento, recuperação e recomendações. Confira:
O QUE É CORPO ESTRANHO CORNEAL?
É algum objeto, mais comumente de origem metálica, que fica encravado na córnea ou por dentro do olho na conjuntiva.
QUAIS OS SINTOMAS DO CORPO ESTRANHO CORNEAL?
A c
órnea é uma área muito inervada e sensível, por esse motivo, o corpo estranho corneal costuma causar muito incômodo, com irritação ocular, lacrimejamento, vermelhidão e sensibilidade a luz.
Quando localizado por dentro, na conjuntiva tarsal, costuma “riscar” a córnea a cada piscada, isso pode ser visto no exame oftalmológico com aplicação de corante e iluminação específica.
COMO ESTE CORPO ESTRANHO FOI RETIRADO DE MINHA CÓRNEA?
O corpo estranho foi meticulosamente retirado utilizando-se a ponta de uma agulha. Isso foi realizado com utilização de microscópio com magnificação de até 25x. Comumente após a retirada, há presença de um halo inflamatório em volta do corpo estranho, este halo também foi retirado.
APÓS SER RETIRADO AINDA SENTIREI ALGO?
O local onde estava impactado o corpo estranho, fica com um “buraco”, geralmente superficial, por esse motivo, você deve sentir persistência do incômodo por até 48 horas após a retirada. Com uso dos colírios prescritos, essa área cicatriza e seus sintomas melhoram.
PODE HAVER ALGUMA COMPLICAÇÃO DO CORPO ESTRANHO CORNEAL?
Sim, corpo estranho quando impactado profundo, gera uma pequena cicatriz após sua retirada.
Embora incomum, pode haver infeção secundária no local, se presente possuí tratamento específico.
Caso os sintomas não melhorem em até 48 horas ou haja qualquer piora, retorne a seu médico para reavaliação.
O QUE DEVO FAZER PARA ME PROTEGER DE CORPO ESTRANHO CORNEAL?
Sempre que for realizar atividades com risco, utilize óculos de proteção, inclusive com proteção lateral. Embora não sejam todos os modelos que tenham uma proteção de 100%, os óculos de proteção, sem dúvida, diminuem e chance de qualquer corpo estranho chegar a seus olhos. É comum, ter seus olhos atingidos, naquele breve momento em que retirou seus olhos de proteção, portanto não facilite, proteja-se!
É comum também, haver reicidência, seja pela atividade realizada ou mesmo falta de proteção, isso pode gerar múltiplas cicatrizes na córnea que podem inclusive afetar a visão.
Deixe um comentário
Ola entrou nos meus olhos pó de manta de vidro já a 6.dias estou tratando mais nO melhorou uque posso fazer para melhorar isso ?
ReplyPARA MELHORA ISSO VOCÊ DEVE PROCURAR UM MÉDICO OFTALMOLOGISTA.
Reply