HIPOSFAGMA

Dr. Michel Rubin, médico oftalmologista da CEVIPA responde a algumas perguntas comuns sobre o hiposfagma ou hemorragia subconjuntival. 

O QUE É HIPOSFAGMA OU HEMORRAGIA SUBCONJUNTIVAL?

Como no corpo, no olho há diversos vasos sanguíneos, porém nesta localizada são extremamente finos e frágeis. Hiposfagma é um sangramento que ocorre por baixo da conjuntiva, decorrente do rompimento de um pequeno vaso.

A conjuntiva é fina membrana que recobre a esclera (branco do olho).

O aspecto estético do hiposfagma é uma mancha vermelha bem localizada, que aparece subitamente e não costuma provocar sintomas, sendo muitas vezes notada por outras pessoas.

hiposfagma-01

QUAL A CAUSA DO HIPOSFAGMA?

Um esforço físico mais intenso, pequeno trauma local (até mesmo pelo ato de coçar os olhos), uso de anticoagulantes ou mesmo espontâneo. Não é possível associar o sangramento conjuntival a uma causa específica na maioria dos casos.

Na presença de sangramentos conjuntivais reicidivantes ou quando associados a qualquer outro sangramento e manchas roxas pelo corpo, devemos investigar a causa através de exames complementares.

EXISTE ALGUM TRATAMENTO PARA O HIPOSFAGMA?

O hiposfagma é auto limitado, ou seja, costuma melhorar espontaneamente sem qualquer tratamento. Compressa gelada local pode auxiliar em sua absorção, e uso de lubrificante pode diminuir a sensação de corpo estranho.

QUAL A EVOLUÇÃO DO HIPOSFAGMA?

Após poucos dias de seu aparecimento, a mancha vermelha costuma se espalhar, torna-se amarelada até que seja totalmente absorvida, sem deixar qualquer sequela estética ou visual.

Deixe um comentário