• Rua Goiás, 70, 6 andar • Agua Verde • Curitiba • Paraná
  • (41) 991911422
  • atendimento@drmichelrubin.com.br

Dr. Michel Rubin, especialista em cirurgia refrativa com formação na Santa Casa de São Paulo e University of California, responde a comuns questionamentos sobre a cirurgia refrativa, confira:

Quais as possíveis indicações para cirurgia refrativa?

Em muitas circunstâncias a dependência do uso de óculos e lentes de contato pode gerar incômodo estético e mesmo funcional, são exemplos: prática de atividades esportivas, atividades aquáticas e no caso de mulheres, a dificuldade no uso de maquiagem.

* Foto ilustrando efeito de lente de miopia *

A cirurgia trata apenas miopia?

Podemos tratar miopia, hipermetropia, astigmatismo e inclusive a presbiopia.

Todos podem realizar a cirurgia refrativa?

Não, há alguns pré-requisitos para a realização da cirurgia refrativa que serão avaliados cuidadosamente antes da indicação da cirurgia. Em seu exame será verificado sobre a estabilidade do grau, regularidade e espessura de sua córnea, presença ou não de olho seco, tamanho de sua pupila, dentro vários outros aspectos.

A verificação da possibilidade em se realizar a cirurgia refrativa e escolha da técnica é realizada após análise minuciosa de todos os detalhes clínicos e realização dos exames específicos. Só prosseguimos com a indicação da cirurgia, casos todos os exames mostrem critérios rígidos de segurança e precisão.

Quais as possíveis técnicas para a realização da cirurgia refrativa? Qual a melhor?

Há basicamente duas diferentes técnicas que podem ser realizadas para o tratamento com excimer laser. Não há superioridade de uma técnica em relação à qualidade da visão final, porém há algumas diferenças técnicas da cirurgia e no pós-operatório.

À esquerda, demonstração da técnica LASIK e a direita PRK.

* Animação meramente ilustrativa das técnicas de cirurgia refrativa: imagem da direita LASIK, esquerda PRK *

LASIK – É realizado um “flap” da córnea com um aparelho chamado microcerátomo ou com laser de femtosegundo, na CEVIPA Oftalmologia utilizamos apenas esta segunda opção, já que a precisão e segurança com a utilização do laser de femtosegundo é superior ao microcerátomo.

Em seguido a porção superficial da córnea é levantada, semelhante ao levantamento de uma página de um livro e então é realizado o remodelamento da córnea com o laser e implantada um lente de contato que será removida após  1 dia da cirurgia. O desconforto e embasamento ocular após a cirurgia é mínimo e ocorre principalmente na primeira 24 horas após o procedimento.

PRK – A parte superficial da córnea (epitélio) é removida, em seguida o laser remodela a córnea  e uma lente de contato é implantada para proteção de sua superfície, esta lente será removida em consultório após aproximadamente 05 dias da cirurgia. Há certo embasamento visual e desconforto, principalmente dentro dos primeiros 05 dias após o procedimento, havendo melhora progressiva com o uso dos colírios recomendados.

Posso escolher com qual técnica será realizada minha cirurgia refrativa?

Em alguns casos é possível escolher entre ambas as técnicas. Em casos específicos, como, olho seco, espessura da córnea discretamente reduzida e quando há prática rotineira de esportes com risco de contato, a técnica PRK pode ser mais segura que o LASIK.

Como é a cirurgia? Vou sentir dor?

A cirurgia apresenta tempo cirúrgico semelhante entre ambas técnicas, sendo inferior a 15 minutos, o procedimento é indolor e realizado com anestesia tópica (colírio).

Após a cirurgia posso ter certeza que não precisarei mais usar óculos ou lentes de contato?

O avanço na tecnologia permite hoje uma cirurgia com muita segurança e efetividade, porém a cicatrização que cada um vai apresentar após a cirurgia dentre outros aspectos, é algo muito individual. Embora na grande maioria dos casos seja eliminada a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato, pode haver um grau residual. Este grau pode ser eliminado espontaneamente com a própria cicatrização após 4 a 6 meses da cirurgia, mas caso ele persista, há diferentes opções:

– Óculos para uso esporádico em atividades específicas em que poderá haver alguma dificuldade caso haja um grau residual, como dirigir a noite e assistir a um filme com legenda, por exemplo.

– Aperfeiçoamento do laser pode ser realizado em alguns casos.

Como está Curitiba em relação a tecnologia para cirurgia refrativa?

Há o melhor da tecnologia em cirurgia refrativa em Curitiba! Utilizamos aparelhos modernos com alta precisão e rigorosos critérios de segurança para tornar sua cirurgia ainda mais precisa.

Você pode saber mais sobre o aparelho no vídeo a seguir (fonte Weelington Eye Clinic, Alcon Laboratories, Inc.

Agende sua avaliação  na IPO Oftalmologia  on-line pelo nosso site www.drmichelrubin.com.br ou através de do tel.: (41) 99191-1422

 

 

Viva com mais liberdade visual e qualidade de vida!

 

 

  • Imagens meramente ilustrativas
  • As pessoas retratadas não representam pacientes
  • Os conte;udos publicados tem caráter exclusivamente informativo e não substituem a consulta médica.

Dr. Michel Rubin

CRM 31939 – RQE 17229

Open chat