Como está a visão do seu filho?

Crianças dificilmente reclamam de dificuldade visual e, muitas vezes, apresentam prejuízo no seu aprendizado e dor de cabeça devido a uma ametropia (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo), que pode ser facilmente corrigida com uso de óculos. Crianças que se aproximam muito do aparelho para assistir à televisão, coçam os olhos que estão constantemente vermelhos e piscam muito, devem passar por avaliação oftalmológica para afastar as possíveis causas orgânicas desses sintomas.

A importância da consulta oftalmológica na criança esta muito além do óculos, dentre diversos pontos avaliados no exame oftalmológico, em crianças é verificado se existe alguma causa que possa levar a ambliopia (olho preguiçoso), que é uma diminuição da visão em um dos olhos, que se identificada e tratada a tempo, pode ser parcial ou integralmente corrigida. Entretanto, após o período de formação visual, por volta dos 08 anos de idade, não há possibilidade de reversão.

Existem diversas causas de ambliopia, como estrabismo, que pode não ser notado pelos pais, diferença significativa de grau entre os olhos, queda da pálpebra (ptose), catarata congênita, alterações na retina, glaucoma congênito, raros tumores oculares como o retinoblastoma, dentre outros. Podem ser tratadas, principalmente se diagnosticadas precocemente.

No caso do estrabismo, o olho que esta desviado mais frequentemente, não recebe o mesmo estímulo visual, levando a uma diminuição do potencial de visão deste olho. Após a fase de formação visual, o estrabismo pode ser tratado apenas esteticamente, mas um eventual déficit visual, já instalado, não é mais tratável.

Portanto, crianças de todas as idades devem submeter-se a uma avaliação oftalmológica.

Sejam pais de visão e marque a consulta de seu filho.

Deixe um comentário