Diminua o risco de contágio de gripe e conjuntivite!

O simples hábito de lavar as mãos com frequência pode reduzir em até 40% a chance de adquirir conjuntivite e gripe!

 

O principal meio de contágio dessas infecções são as mãos. No caso da conjuntivite, devido a irritação ocular, é muito frequente colocarmos as mãos nos olhos e isso leva a um círculo vicioso em que você se re-infecta com o próprio agente infeccioso, desta forma é muito frequente iniciar as queixas em um olho e logo já iniciar os sintomas no outro. As mãos com lágrima e secreção contaminada ainda costuma ser o vetor, pois através dela há contato com área comuns, como fechadura da porta, torneiras, dentre outros.

conjt

 

No caso da gripe e também de outras doenças infectocontagiosas, as maõs continuando sendo a vilã na propagação. Seus contato com a boca, pode facilitar o contágio, causando: amigdalite, gripe e mesmo infecções intestinais que cursam com diarreia.

Lavar as mãos com frequência e evitar seu contato com olhos e boca são medidas simples e extremamente eficazes na diminuição do contágio de gripe e conjuntivite”, aponta o oftalmologista Dr. Michel Rubin, Diretor Clínico da CEVIPA Oftalmologia em Curitiba.

Além disso, na vigência da conjuntivite, outras medidas também são eficazes para diminuir o risco de contágio:

  • Evitar contato das mãos com os olhos e boca.
  • Não compartilhar toalhas ou roupas de cama enquanto houver sintomas.
  • Evitar locais  com aglomerações de pessoas.

Saiba mais sobre conjuntivite e suas possíveis complicações:

 

 

 

Deixe um comentário