Entenda como funciona a Cirurgia Refrativa a Laser

A tecnologia virou uma grande aliada da Oftalmologia Moderna, deixando os procedimentos oftalmológicos, como exames e cirurgias, mais precisos, seguros e confortáveis aos pacientes.

Um dos procedimentos que mais se beneficiou do avanço tecnológico foi a Cirurgia de correção dos erros refrativos – Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.

Como funciona a Cirurgia Refrativa a Laser?

A Cirurgia Refrativa a Laser é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros dentro da Oftalmologia. Com o auxílio de computadores de precisão e laser de grande precisão, este procedimento é capaz de eliminar de forma permanente erros refrativos.

O procedimento consiste em aplicar o laser de correção para remodelar a córnea, lente transparente que reveste o globo ocular, e corrigir o direcionamento dos feixes de luz. Com esta cirurgia, o paciente volta a enxergar bem em poucos dias, podendo eliminar a necessidade de uso de óculos e lentes de contato.

 

A remodelagem da córnea pelo laser corretivo pode acontecer de 3 formas:

  • deixar a córnea mais plana, corrigindo a miopia;
  • deixar a córnea mais curva, corrigindo a hipermetropia;
  • corrigir a curvatura dos meridianos da córnea, corrigindo o astigmatismo.

Existem duas técnicas de aplicação do laser para a realização da Cirurgia Refrativa, chamadas LASIK e PRK.

LASIK

Na técnica LASIK, o laser de correção é aplicado diretamente nas camadas mais profundas da córnea. Para ter acesso a esta camada, pode-se utilizar um aparelho chamado microcerátomo ou o moderno laser de femtosegundo. Em nosso serviço utilizamos exclusivamente o laser, visto que a maior precisão do laser aumenta a segurança e por consequência o sucesso do procedimento.

Após, outro tipo de laser, o excimer laser, passa a remodelar a córnea, reajustando sua curvatura e topografia, que serão essenciais para a recuperar a boa visão. É uma técnica bastante usada, com alto nível de sucesso, que demanda rápida   recuperação, sendo esta praticamente indolor, possibilitando retorno às atividades laborais em curto espaço de tempo.

PRK

Diferente do que acontece na técnica LASIK, o laser de correção é aplicado de forma mais direta sobre a córnea, depois que uma fina camada epitelial da superfície corneana é retirada. Depois da remodelagem, é aplicada uma lente de contato para a proteção do tecido corneano, que será retirada em 5 dias, no próprio consultório.

É uma técnica que gera um pouco mais de desconforto e demanda um tempo um pouco maior de recuperação, mas é também bastante eficaz na recuperação da visão do paciente.

 

É possível escolher qual técnica será usada?

Em muitos casos, é possível que o paciente consiga optar pela técnica de Cirurgia Refrativa a Laser será usada no seu caso.

Entretanto, a decisão final deve ser do oftalmologista especializado, que precisa avaliar algumas características oculares específicas de cada paciente, como olhos secos e espessura corneana – casos em que a técnica PRK pode ser tornar mais segura para o paciente.

Como a Cirurgia Refrativa corrige a Presbiopia?

A Presbiopia, ou vista cansada, acontece, principalmente após os 40 anos, quando o foco para perto começa a ser perdido gradativamente, em sua fase inicial é possível compensar esta dificuldade esticando o braço, mas com o tempo e aumento do grau para perto o óculos de leitura passa a ser inevitável.

Pessoas que tem outras ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) associada a presbiopia, passam a ter ainda mais dificuldades.

Principalmente quando há catarata associada, pode-se substituir a lente opaca por lente artifical intra-ocular muti ou trifocal, que proporciona excelente qualidade visual sem a dependência do uso de óculos mesmo para aqueles que o tenham utilizado na maior parte da vida.

Onde realizar Cirurgia Refrativa a Laser em Curitiba?

A CEVIPA agora conta com uma segunda unidade em Curitiba, além da unidade na Av. Vicente Machado, contamos também com a nova unidade para consultas e exames pré-operatórios para a Cirurgia Refrativa – a Unidade Juvevê, localizada dentro do Hospital São Lucas, que conta com 4 salas de atendimento, centro de exames e sala de adaptação para lentes de contato.

Agende sua consulta com o Dr. Michel Rubin

O Dr. Michel Rubin é graduado em Oftalmologia pela Santa Casa de São Paulo, com especialização também na Universidade da Califórnia em San Francisco. É membro associado da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa e Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa. Além de Coordenador de Oftalmologia dos Hospitais São Vicente e São Lucas, o Dr. Michel Rubin é o Diretor Clínico das Unidades CEVIPA nas unidades Centro e Juvevê.

Agende já sua consulta sobre Cirurgia Refrativa e veja o mundo com mais cor, brilho e qualidade visual sem a incômoda dependência do uso de óculos.

agendar-consulta-cevipa

 

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo telefone (41) 3029-0099, pelo WhatsApp (41) 9-9175-3138 ou pela central de atendimento em nosso site.
Deixe um comentário