Retinopatia Hipertensiva

Você sabia que a hipertensão arterial pode afetar sua visão?

Na CEVIPA, consideramos muito importante que compreenda sobre seu diagnóstico e a importância do acompanhamento regular, para assim manter sua saúde ocular a curto, médio e também a longo prazo. Dr. Fernando Bettega, médico oftalmologista da CEVIPA e especialista em Retina, responde algumas dúvidas comuns sobre retinopatia hipertensiva.

O QUE É RETINA?

            A retina é o local onde a visão é formada. É representada por uma fina camada de tecido que se situa na parte interna e posterior do olho. O propósito da retina é receber luz que a córnea e a lente de seus olhos focaram e converte-la em sinais nervosos, que são enviados ao cérebro para reconhecimento visual.

retinoplastia-hipertensiva-01

COMO A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) PODE INFLUENCIAR A RETINA E A VISÃO?

A microvasculatura da retina é considerada um órgão avo, ou seja, pode ser o primeiro local do corpo a dar sinais que a doença não esteja devidamente controlada.

Hipertensos devem realizar o exame de mapeamento de retina periodicamente, ao menos uma vez ao ano, pois alterações nos vasos, pode alertar seu cardiologista a um controle mais rígido. Na CEVIPA Oftalmologia, buscamos atuar juntos, oftalmologista e cardiologista, buscando um melhor controle de sua hipertensão. Na vigência de alterações, sempre comunicaremos seu cardiologista, pois como informado, uma lesão na retina causada pela HAS mostra um potencial risco para afetar outros órgãos como o coração e rim por exemplo.

Quando as alterações retinianas são mais graves, podem ameaçar a visão, levando a oclusão, sangramento, vazamento de sangue e fluído e descolamento de retina.

retinoplastia-hipertensiva-02

Imagem demonstra complicação da retinopatia hipertensiva com oclusão de veia central da retina.

EXISTE ALGUMA PREVENÇÃO PARA SE MANTER UMA BOA VISÃO NA RETINOPATIA HIPERTENSIVA?

Sim, ao se detectar algumas alterações específicas, pode-se realizar tratamento com laser, evitar a progressão da retinopatia e preservar a visão. Infelizmente muitos pacientes com retinopatia hipertensiva retornam apenas anos após o diagnóstico, já com a doença em fases mais avançadas e sequelas visuais.

A frase “A prevenção é o melhor remédio” mostra-se extremamente verdadeira na retinopatia hipertensiva.

retinoplastia-hipertensiva-03

Marcas de tratamento a laser após tratamento de retinopatia hipertensiva.

Mesmo na presença de complicações decorrentes da retinopatia hipertensiva, embora nem sempre possa haver recuperação total da visão, tratamentos podem ser realizados com laser, aplicação  intra-ocular de substâncias chamadas anti-angiogênico e/ou cirurgia.

Seguindo essas recomendações, você pode preservar sua visão:

  • Faça os exames solicitados pelo seu médico.
  • Mantenha controle clínico e as consultas em dia com seu cardiologista.
  • Tomar suas medicações regularmente, permanecer fisicamente ativo e manter uma dieta saudável pode prevenir alterações, dentre elas, visuais.
  • Retorne sempre para reavaliação oftalmológica na data solicitada.     

Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:

 

 

 

Deixe um comentário