Maquiagem e seus olhos
Aquela sensação de ardência e irritação ocular podem ter ligação com a forma com que você usa maquiagem.
A margem palpebral pode ficar inflamada com o excesso de oleosidade local, decorrente de alterações hormonais, dermatológicas e também de exposição a agentes irritativos, dentre ele a maquiagem.
Esse aumento de oleosidade local pode levar a obstrução das glândulas que secretam o componente gorduroso da lágrima, causando uma alteração chamada meibomite, que deixa sua lágrima com baixa qualidade e rápido tempo de evaporação, assim seus olhos podem estar lacrimejando e com sensação de olho seco. Pode haver também outros sintomas como sensação de corpo estranho e vermelhidão.
Abaixo algumas dicas para manter seus olhos bonitos e saudáveis:
- Sempre retire totalmente sua maquiagem antes de dormir. O contato prolongado da maquiagem com os olhos potencializa os sintomas e a severidade da meibomite. Existem diversos demaquilantes, entretanto alguns são muito oleosos e podem piorar seus sintomas. Recomendamos limpeza com agua morna e shampoo neutro ou produtos específicos que eliminam com suavidade as impurezas que se depositam nas pálpebras e raíz dos cílios como o Frex Clean ou Blephagel.
- Prefira maquiagens a base de água em relação as maquiagens a base de óleo.
- Evite o uso excessivo de maquiagem próximas dos olhos caso estes estejam irritados.
- Trate condições dermatológicas que estejam contribuindo com o excesso de oleosidade em sua pele.
- Caso os sintomas persistam, consulte seu oftalmologista, pois pode ser preciso um tratamento específico além das medidas recomendadas.
Dra. Juliana Rifas
Especialista em Plástica Ocular pela Santa Casa de São Paulo e University of California, San Francisco.
Médica da Clínica de Excelência em Visão do Paraná – CEVIPA Oftalmologia.
Deixe um comentário