Visão Subnormal
Dra. Maíra de França, especialista em Visão Subnormal pela Universidade de São Paulo (USP-SP) orienta sobre o que representa a visão subnormal e quais são as possibilidades para uma melhor qualidade de vida ao seu portador.
CONCEITO
Visão subnormal ou baixa visão é uma redução significativa da função visual que não pode ser satisfatoriamente corrigida com óculos, lentes de contato, tratamento clínico ou cirúrgico.
Atividades do dia a dia podem se tornar difíceis, limitando em muito a qualidade de vida.
CAUSAS
Embora a maior incidência seja em idosos, pessoas de todas as idades podem ser acometidas. A visão subnormal pode ocorrer por causa congênita, doenças hereditárias (como Retinose Pigmentar),traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças retinianas, como a degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e Toxoplasmose ocular.
TRATAMENTO
Procura-se maximizar a visão remanescente e, assim, proporcionar mais qualidade de vida aos portadores de visão subnormal. Isso é feito através da avaliação de recursos adequados para cada pessoa. São avaliadas as necessidades individuais e condições funcionais de cada paciente e a possibilidade de adaptar auxílios ópticos, não ópticos e eletrônicos.
Deixe um comentário