Cuidados com os olhos no Carnaval
Folia carnavalesca a parte, com saúde não se brinca.
Dr. Michel Rubin, da CEVIPA Oftalmologia, orienta sobre recomendações para uma boa saúde ocular durante o carnaval.
Com aglomerações de pessoas, espuma de carnaval e maquiagem são comuns irritações oculares e mesmo conjuntivite. Nesta festividade muitas vezes os foliões não costumam usar seus óculos. A lente de contato pode ser utilizada com segurança desde que redobrado os seus cuidados.
As principais recomendações são:
- No caso de maquiagens ou pinturas para o carnaval, primeiro verifique a data de validade e evite as áreas próximas aos olhos. Muitas dessas pinturas são de materiais irritativos aos olhos. No caso principalmente de crianças, usar materiais a base de pasta d’aguá que não são irritativos a pele mais frágil dos pequenos.
- Respeitar o tempo de uso de suas lentes. Usadas acima do período recomendado, as lente podem acumular proteínas ou rasgar, ocasionando desde discretas irritações oculares a graves úlceras de córnea.
- Não dormir de lente de contato. A lente de contato diminuí a oxigenação da córnea, ao dormir, essa oxigenação já diminuí naturalmente, diversas pesquisas já demonstraram que dormir com as lentes de contato aumentam significantemente a incidência de infeções (úlceras) na córnea.
- Não utilizar as lentes de contato em caso de mergulho em mar ou piscina. Além do risco de perder as lentes há um potencial de uma greve infecção ocular.
- Para conservação use apenas o produto específico recomendado pelo seu oftalmologista, não use soro fisiológico ou água da torneira. Nas festividades, lembre de levar um kit com a solução e o estojo para o armazenamento das lentes.
- Caso haja qualquer irritação ocular, retire imediatamente as lentes e lave os olhos abundantemente com água corrente. No caso de persistência dos sintomas, mesmo com a retirada das lentes é necessário uma avaliação oftalmológica.
Aproveite o carnaval mas não deixe de cuidar de seus olhos!
Deixe um comentário
Deixe um comentário