Daltonismo
A discromatopsia ou daltonismo é uma doença que provoca alteração na percepção e diferenciação de algumas cores específicas.
É genética na maioria das vezes, mas pode também ter origem neurológica, diabetes, leucemia, anemia falciforme e por doenças oculares que podem afetar também a visão de cores como o glaucoma e a degeneração macular.
A doença genética é recessiva e afeta o cromossomo X, por isso é mais frequente no homem que possuí apenas um cromossomo (XY), para estar presente em mulheres (XX) precisaria afetar ambos cromossomos X, portando o pai da mulher daltônica obrigatoriamente será daltônico e sua mãe portadora ou afetada pelo daltonismo.
O diagnóstico é realizado com exame oftalmológico especifico.
Embora determinados tipos de daltonismo não diferencie o sinal verde do vermelho, por exemplo, poderá evitar acidentes de acordo com a posição da luz e tonalidade da cor, ou seja, embora não haja tratamento específico, o daltônico pode conviver com essa alteração desde que ciente das pequenas limitações em algumas atividades. Atualmente há diversos aplicativos e softwares disponíveis, que auxiliam o daltônico a diferenciar o conteúdo de letras, fundos e imagens on-line através da decomposição de algumas cores.
Gostaria de uma avaliação?
Deixe um comentário
Deixe um comentário