Moscas Volantes

Está vendo manchas que parecem moscas movéis? Não, você não esta ficando louco! Você tem moscas volantes. Dr. Michel Rubin, médico oftalmologista da CEVIPA, com formação na Santa Casa de São Paulo e Universidade da California – San Francisco, responde a algumas dúvidas comuns de quem tem moscas volantes. Confira:

O QUE É MOSCA VOLANTE?

Moscas volantes é o termo que descreve aquela sensação de um pequeno foco móvel que fica flutuando em seu campo de visão. Apesar de não interferir na visão essa sensação pode ser desagradável e ficar mais evidente em certos tipo de iluminação.

QUAL A CAUSA?

O olho é preenchido internamente por uma substância viscosa chamada humor vítreo. As fibras de colágeno que compõe o vítreo podem encolher com a idade e seus fragmentos podem se acumular, passando a ser perceptíveis como pontos móveis no campo de visão.

moscas-volantes-02

A MOSCA VOLANTE PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA EM MINHA VISÃO?

Na grande maioria das vezes não há qualquer interferência na visão, porém em uma pequena parcela dos casos, o vítreo pode causar uma tração na retina, levando a uma rotura que pode inclusive causar descolamento de retina.

moscas-volantes-03

HÁ ALGUMA COISA QUE POSSO FAZER PARA PREVENIR ALGUMA ALTERAÇÃO NA RETINA?

Sim, através do exame de mapeamento de retina associado ou não a ultrassonografia ocular, é possível avaliar com detalhes a retina e caso haja alguma área com predisposição a causar descolamento de retina, pode-se indicar um tratamento profilático com laser, evitando que o descolamento ocorra.

HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO A QUEM TEM MOSCA VOLANTE?

Sim, embora incomuns, há alguns sintomas de alertas que necessitam de uma avaliação oftalmológica de urgência em portadores de moscas volantes.

  • Diminuição da visão.
  • Presença de flashes de luzes (fotopsias).
  • Aumento súbita na sensação de moscas volantes.

HÁ ALGUM TRATAMENTO PARA RETIRAR OU DIMINUIR A MOSCA VOLANTE?

Não se recomenda, já que o tratamento cirúrgico (vitrectomia) é muito invasivo e a sensação de mosca volante tende a diminuir com o tempo, pois há uma supressão do cérebro ao estímulo repetitivo, assim passa a ser menos incômodo.

Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:

Tem alguma dúvida adicional? Ficamos a disposição para contato através do (41)3029.0099 ou atendimento@cevipa.com.

Deixe um comentário