ÂNGULO OCLUSÍVEL
Dr. Michel Rubin, especialista em Glaucoma com formação na Santa Casa de São Paulo e University of Caliornia San Francisco, irá responder a algumas questões que o fará entender qual o risco de um ângulo oclusivo e como é feito seu tratamento.
COMO É A PRODUÇÃO E DRENAGEM DO LÍQUIDO PRODUZIDO NO OLHO (HUMOR AQUOSO)?
Deve haver um equilíbrio entre o líquido que é produzido e drenado no olho. Etse líquido é chamado humor aquoso, é produzido pelo corpo ciliar e circula dentro do olho. Possuí como seu local principal de absorção, a malha trabecular que fica localizada no ângulo formado entre a parte colorida do olho (íris) e a tampa transparente (que é a córnea), conforme foto abaixo.
COMO SE VERIFICA O ÂNGULO OCLUSIVO?
Em um exame chamado gonioscopia, se verifica dentre outras informações, o grau de abertura desse ângulo. Quando este ângulo é muito estreito, se denomina ângulo oclusivo, nesse caso há possibilidade deste ângulo se fechar subitamente.
O QUE ACONTECE CASO O ÂNGULO SE FECHA?
Caso isso ocorra, o humor aquoso terá muita dificuldade em ser drenado e continuará a ser produzido, assim a pressão intra-ocular subirá para níveis muito elevados, este processo é chamado de glaucoma agudo, que pode causar olho vermelho, dor intensa, turvação visual, náuseas e até mesmo vômitos.
O glaucoma agudo pode progredir afetando o campo visual de forma irreversível em poucas horas, sendo considerado uma emergência oftalmológica.
Outra possibilidade é a elevação crônica da pressão intra-ocular, causando o glaucoma crônico de ângulo estreito.
O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR O GLAUCOMA AGUDO?
Felizmente, quando um ângulo oclusivo é identificado, há possibilidade de um tratamento preventivo ao glaucoma agudo e que pode melhorar o controle do glaucoma crônico de ângulo estreito. Este tratamento é a iridectomia a laser.
COMO É REALIZADA A IRIDECTOMIA E COMO É SUA RECUPERAÇÃO?
Através de anestesia local com colírio, é realizado uma pequena abertura na parte periférica da íris (colorido do olho) que não é visível a olho nu. Trata-se portanto de um procedimento com duração de poucos minutos, que não costuma afetar ou muito discretamente a visão e apresenta rápida recuperação com uso de colírio anti-inflamatório que é prescrito para uso durante 05 dias após o laser. Não é necessário afastamento de suas atividades.
Assista o vídeo abaixo e confira mais informações:
Deixe um comentário
Deixe um comentário